top of page
Prancheta 1.png

Força Aérea lançou concurso de 156 milhões para aeronaves de combate a incêndios

  • Foto do escritor: Joana Almeida Carvalho
    Joana Almeida Carvalho
  • 2 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura

Segundo resolução do Conselho de Ministros, vai haver um concurso internacional para aluguer de 26 helicópteros e aviões para o combate a incêndios.

ree
Rui Gaudencio

A Força Aérea Portuguesa lançou um concurso internacional para o aluguer de meios aéreos de combate a incêndios para os próximos anos e prevê-se que sejam substituídos 22 meios que têm contrato apenas até ao final deste ano.


O Estado estima gastar um total de 156 milhões de euros, sem IVA, e garantiu que as 26 novas aeronaves (7 helicópteros ligeiros, 3 helicópteros pesados e 16 aviões anfíbios) vão chegar a tempo do início da época de fogos mais intensos do próximo ano.


De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, o concurso que entrou em vigor, prevê também a “aquisição de serviços de disponibilização e locação dos meios aéreos que constituem o dispositivo aéreo complementar” do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020 a 2023.


Os meios aéreos que foram alugados em 2018, vão terminar o contrato no final do ano de 2019, o que torna necessário a sua substituição para a próxima época de incêndios. Os meios que vão ser agora alugados ao abrigo deste concurso, vão juntar-se aos outros 34 meios contratados no início de 2019, por 82,5 milhões de euros, cujo aluguer termina a outubro de 2022.


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, quer que fique garantido que, quando chegar o período crítico dos incêndios, todos os meios estão disponíveis.


Comments


bottom of page