top of page
Prancheta 1.png

Operação marquês: Ministério Público manda investigar possíveis fugas de informação

  • Foto do escritor: Cindy Tomé
    Cindy Tomé
  • 6 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de nov. de 2019

O Ministério Público pediu a extração da certidão do interrogatório de instrução de José Sócrates para certificar se houve desobediência e violação do segredo de justiça, método apoiado pelo juiz de instrução Ivo Rosa.

ree
Global Imagens: Sara Matos

Em declarações à Lusa, uma fonte próxima do processo disse que o magistrado mandou investigar fugas de informação para dois órgãos de comunicação social relacionadas com o interrogatório do antigo governante. A suspeita de fuga de informação tem de ser verificada, uma vez que órgãos da comunicação social reproduziram termos utilizados em algumas das cinco sessões do interrogatório na fase de instrução, nomeadamente na sessão de segunda-feira.


A mesma fonte revelou ainda que a extradição da certidão não está dirigida aos advogados ou outros intervenientes no processo. Deste modo, a certidão do interrogatório de instrução foi extraída contra incertos para apurar como é que as informações chegaram aos jornalistas.


Na fase inicial do interrogatório, o juiz de instrução já tinha demonstrado descontentamento com o vazamento de informação e chamou os advogados à atenção. Na passada segunda-feira, o juiz Ivo rosa pediu que telemóveis e tablets ficassem fora das salas de interrogatório, para evitar fugas de informação e desobediência ao segredo de justiça.

Comments


bottom of page